A feira orgânica que trouxe vida nova a uma praça de Porto Alegre

01 _ Feira Orgânica Três Figueiras Porto Alegre _ Bruna Gobbi

Crédito das imagens: Bruna Gobbi

Uma feira com cara de Interior em plena Porto Alegre. Este é o espírito da Feira Orgânica do Bairro Três Figueiras, um lugar com uma vibe muito legal e onde, se você vai com certeza frequência, passa a ser conhecido de todos os feirantes com eles, inclusive, adivinhando as suas preferências.

A função acontece todos os sábados das 8h30 as 13h. O local (Rua Coronel Armando Assis) é muito aconchegante e fica em frente à uma mega praça (Desembargador La Hire Guerra), onde enquanto você escolhe uma massa ou um suco de laranja, a gurizada brinca adoidada e os cachorros de quem vai às compras correm como se não tivesse amanhã. Antes disto, o lugar era tranquilo, mas muito mais um espaço de decoração urbana do que algo realmente vivido pelos moradores da região. Hoje a feira se tornou ponto de encontro do bairro, onde todos têm tempo para um papo mais demorado e para saber as novidades.

02 _ Feira Orgânica Três Figueiras Porto Alegre _ Bruna Gobbi

Crédito das imagens: Bruna Gobbi

O ambiente é realmente bem bacana e tem uma vantagem que faz toda a diferença: o espaço é amplo. Nada a ver com aquele aperto de muitas feiras tradicionais. Você chega e tem espaço e, principalmente, tempo para escolher seus produtos porque não tem pessoas se acotovelando nas barracas. Para você ter noção da organização, tem uma barraquinha que distribui senhas para que o atendimento seja mais rápido e tranquilo para todos.

03 _ Feira Orgânica Três Figueiras Porto Alegre _ Bruna Gobbi

Crédito das imagens: Bruna Gobbi

Além disso, a experiência de comprar na feirinha do Três Figueiras vale muito além do que se compra e passa pelo que se aprende. Todos os produtos são orgânicos e certificados e você compra diretamente do produtor.

Experimente fazer um teste. Chegue na barraca dos pães e pergunte para um cara chamado Carlos (o loiro com uns dreads gigantes), quais os tipos de biscoitos ele tem e você saberá, inclusive, como o coletivo ao qual ele pertence aprendeu com uns viajantes nômades franceses a fazer o biscoito mais delicioso da casa. E tem o tio do açafrão também. Você chega na barraquinha, pede um cacho de bananas e ele fica tentando te convencer a levar o açafrão também não porque ele queira vender mais, mas porque ele sabe que faz bem à saúde e ele, genuinamente, se preocupa com você sem ao menos saber seu nome.

04 _ Feira Orgânica Três Figueiras Porto Alegre _ Bruna Gobbi

Crédito das imagens: Bruna Gobbi

Você simplesmente está comprando do cara que arou a terra, plantou, regou e colheu com carinho o alimento que vai para a sua mesa. Você pode perguntar o que quiser sobre o produto e ele vai saber te responder. É outra relação, infinitamente melhor e mais humana do que comprar em uma grande rede de supermercado, de um cara que não tem a menor noção do produto e nem tem empatia pela sua vida.

Vale dizer ainda que a feira conta com 11 barracas, todas participantes de associações certificadas e já está no bairro desde maio de 2014. Lá, você com certeza consegue comprar a grande maioria dos alimentos de que precisa para a semana e, embora custe um pouco mais do que no mercado, a qualidade é infinitamente melhor e a experiência vale muito.

05_ Feira Orgânica Três Figueiras Porto Alegre _ Bruna Gobbi

Crédito das imagens: Bruna Gobbi

Fica a dica: tem uma barraca bem no meio da feira e eles têm provinhas dos biscoitos de cacau, aveia e nozes e das barrinhas de cereal com mel. É simplesmente fantástico e dá para pegar mais de uma provinha.

09 _ Feira Orgânica Três Figueiras Porto Alegre _ Bruna Gobbi

O tio do açafrão. Crédito das imagens: Bruna Gobbi

08 _ Feira Orgânica Três Figueiras Porto Alegre _ Bruna Gobbi

Crédito das imagens: Bruna Gobbi

06 _ Feira Orgânica Três Figueiras Porto Alegre _ Bruna Gobbi

Crédito das imagens: Bruna Gobbi

07 _ Feira Orgânica Três Figueiras Porto Alegre _ Bruna Gobbi

Crédito das imagens: Bruna Gobbi

Crédito das imagens: Bruna Gobbi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s