Designer muda de vida para realizar um sonho: construir casas sustentáveis em Bali

Casa sustentável Bambu Eleora Hardy 01
Elora Hardy é uma mulher do mundo. Passou a infância na ilha de Bali, na Indonésia, mas foi em Nova Iorque que ela construiu sua carreira como designer gráfico da Donna Karan International criando estampas para as duas principais linhas da marca, além de ter criado estampas originais para o relançamento do projeto ‘Consciencia Social’ da Edun (LVMH).

Sua formação, humanista desde sempre, inclui um bacharelado em Belas Artes em Boston. Porém, na verdade, ela não conseguia esquecer os ensinamentos do pai, em Bali, um arquiteto que dedicou sua carreira para construir residências sustentáveis e que preservassem a natureza da ilha. Apesar de estar feliz em NY e realizada com a carreira, ela sabia que deveria atender sua verdadeira vocação e voltar para a ilha, ajudando o pai a preservar o local.

Elora Hardy 02

É aí que começa a sua história de transformação. Se você pensa que ela foi para Bali fazer mais do mesmo, está muito enganado. Dona de uma criatividade ímpar e de um desejo incontrolável por fazer diferente, ela e o pai criaram, em 2010, o Ibuku, um escritório de arquitetura que constrói casas incríveis na vila que eles criaram em meio a natureza ao redor de uma escola pioneira que o pai de Elora criou há muitos anos no local e que atende toda a comunidade (aqui o site da vila. É fantástico!).

O escritório desenvolve projetos fantásticos e surreais como Sharma Springs, uma casa que demorou um ano para ser construída e que tem 6 andares, com 4 quartos, uma espaçosa sala de estar com uma excelente vista, e um túnel de entrada de 15 metros. A estrutura é sustentada por uma torre central com torres menores ao redor e o design é inspirado nas pétalas da Flor de Lotus. Além de fazer construções mais baratas e que beneficiam os moradores da ilha.

Casa sustentável Bambu Elora Hardy 15

A grande dificuldade de Eleora e sua equipe foi dar durabilidade ao bambu que, apesar de ser muito forte e resistente, se deteriora com o tempo, especialmente pela ação dos insetos e da umidade. Eles quebraram a cabeça para resolver este problema, mas, depois de uma série de pesquisas, encontraram o “boro” uma substância natural que não é digerível pelos insetos e que os afugenta, sem ferí-los. Além disso, o boro funciona como um isolante térmico natural, acabando com a umidade. A descoberta revolucionou a construção com bambus, algo comum na Ásia, e permite que estes imóveis durem uma vida inteira (ah, as construções em bambu são resistentes a terremotos por causa da flexibilidade do material).

Eleora se orgulha do fato de ter conseguido criar um lugar no mundo onde todos têm acesso à educação e à oportunidade de criar uma cultura sustentável. Antes, os moradores locais não tinham grandes perspectivas, mas agora eles têm garantido a construção não apenas de casas sustentáveis, mas de vidas sustentáveis.

Casa sustentável Bambu Elora Hardy 06

Se você pensa em colocar seus projetos sustentáveis em prática, lembre sempre do exemplo de Eleora. Ela poderia estar em NY com uma carreira em ascensão neste momento, mas ela resolveu ouvir o próprio coração e veja no que deu.

Confira um vídeo promocional do Green Village Bali, com Elora:

Algumas imagens incríveis da vila:


Todas as imagens: Ibuku

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s