Blazer e paletó maculino: confira as dicas e encontre o seu estilo

São cada vez mais comuns as ocasiões em que nos vemos diante da necessidade de nos vestir formalmente. Por isso, é fundamental que estejamos preparados. Para isso, é ideal que tenhamos um bom blazer e um bom terno (conjunto formado por paletó, colete e calça de alfaiataria) no armário.

Normalmente, essas são peças mais caras. Na hora da compra, opte por uma peça que fique bem em você, mesmo que custe um pouco mais, pois ela obedece a códigos bem rígidos.  E se você precisa causar uma boa impressão, pecar nessa hora pode complicar um pouco a avaliação que farão de você.

O Blazer

Confira a galeria com algumas opções bacanas de uso da peça:

O blazer é uma opção mais informal. Composta por uma peça única (apenas a parte de cima), ele possui uma modelagem mais esportiva do que o paletó. Além disso, apresenta grande variação de proporções, tamanhos e cortes.

Os blazers são, normalmente, um pouco mais curtos que o paletó. Eles são ideais para reuniões, passeios ou recepções onde o convite solicite traje Esporte Fino.

Durante o dia, as cores claras são as mais usuais (bege, marrom e caramelo). À noite, prefira os tons mais escuros. O uso da gravata é uma opção que você, mas deve ser levando em conta o tipo de evento e os convidados que estarão presentes nele. De qualquer forma, uma dica preciosa é evitar sapatos com brilho na composição do look.

A peça pode ser combinada com camisa (os dois primeiros botões ficam abertos) ou camiseta polo. As camisetas com gola ‘V’ são uma opção mais ousada e moderna. Para completar o look, as calça jeans com lavagem mais clara são ideias.

Para uma ocasião mais formal use por cores mais escuras (azul marinho, preto…). Se você considerar conveniente, opte pela gravata e abotoe o blazer (a regra, tanto para blazers quanto para paletós, é nunca fechar o último botão). De qualquer forma, nessas situações, use sempre uma camisa social, que pode ser combinada com calça social ou jeans escuro. Um sapato social formal finaliza bem esse tipo de look.

O Paletó

O paletó cabe em situações mais formais. As cores escuras e as riscas de giz são mais usuais. na hora da compra, a primeira coisa a se observar é como a peça fica no seu ombro. Ela deve coincidir exatamente com o final dele (o erro mais comum é usar a peça com o ombro maior do que necessário o que passa a impressão de que a peça foi emprestada).

Para ter certeza de que ele está no comprimento correto, coloque os braços para baixo e veja se ele termina a meio palmo do fim do braço. Esse é o tamanho ideal. Já as mangas, para estarem certas, precisam estar com o comprimento na altura da junção do pulso e da mão, para que fique com um dedo de camisa aparecendo.

Quanto ao número de botões, a opção mais utilizada atualmente é a de dois botões. No entanto, você pode encontrar peças com três (cada vez menos usadas) ou com um (sendo essa uma opção que vem conquistando adeptos mais ousados).

Na hora de experimentar a calça, preste atenção em dois fatores. A barra deve cair sobre os sapatos. Ela pode ser italiana (aquela barra que fica permanentemente dobrada) ou tradicional. Se você é baixo, opte pela última. Além disso, se você sentar e notar que as pregas estão estufadas e os bolsos apertados é preciso trocar por um número maior.

Na hora de escolher os acessórios, lembre-se das seguintes regras: primeiro, o cinto e o sapato são sempre da mesma cor. As meias podem combinar com o sapato ou com a calça. O truque clássico para as gravatas é: peças estampadas devem ser usadas com camisas lisas e vice-versa. Além disso, é usual, combinar as cores da camisa com as da gravata.

O texto ficou um pouco longo e cheio de pormenores, mas é isso mesmo, pessoal. Para que você tenha uma peça bacana no seu guarda-roupa preste atenção em todos esses detalhes. É bastante coisa, mas o resultado final vale a pena.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s