Chapéus masculinos: um acessório, muitos estilos

A cena foi bem trivial. Eu estava indo trabalhar hoje cedo e vi um senhor “vestido para o baile”. Com seus cabelos brancos e roupa social, caminhava bem lentamente. Em sentido contrário, um rapaz muito jovem, cabelos longos, fones de ouvido e um violão. Eles nem se quer se perceberam, mas fiquei o dia todo viajando nesse quase topar de pessoas tão distintas.

Levei um tempo para entender o que tinha feito essa cena ficar na minha cabeça. Um senhor em trajes sociais e um rapaz bem avoado, vestido de uma maneira mais informal, mas, de qualquer forma, com muito bom gosto. Parecia não ter nada a ver. Mas tinha. Os dois usavam chapéus.

Incrível como o chapéu fez toda a diferença naqueles looks, especialmente no rapaz mais novo. Com um shorts de alfaiataria e uma camiseta, o seu panamá deixou o look mais descontraído e verão e de quebra com muito estilo. Já para o senhor, o look que era formal se tornou de uma elegância que chamou a atenção de quem passava pela rua.

Enfim, usar um chapéu é uma questão de estilo. E exige uma certa matemática, já que não fica bem com todos os tipos de looks. A dica é que esse acessório converse especialmente com as cores da parte de cima do look. Se não forem da mesma cor, a dica é que eles contrastem o mínimo possível.

Além disso, na hora de comprar o seu chapéu leve em consideração o formato da sua cabeça. Se ela for longa e magra, prefira um com uma coroa mais baixa, se não você pode ficar muito comprido. Se você tem uma cabeça mais larga e arredondada, procure um com a aba curta para não aumentar ainda mais esse diâmetro.

O Fedora

Fedora

O fedora é um clássico imortalizado por Fred Astaire (o cara mais estiloso de todos os tempos). Ele é feito de feltro e possui uma dobra em estilo “beliscão” no topo. Além disso, é ideal para looks mais formais. Na hora de provar um na loja fique atento, pois o fedora certo vai abraçar a sua cabeça sem cobrir nada da sua orelha e sem deixar uma marca vermelha na sua testa.

O coco

O Coco

O Coco

 

O chapéu coco, imortalizado por Charles Chaplin, é outra opção interessante. Ele serve tanto para quem quer um acessório mais formal ou informal, aí vale a sua imaginação. Mais estruturado do que o fedora, tem a aba mais curvada e estreita e uma copa arredondada e dura como um coco.

O panamá

O panamá

O panamá

 

O panamá por sua vez, é a opção mais causal e jovial (várias personalidades estilosas estão usando). Ele pode ser usado no dia a dia com produções básicas, como no caso do nosso músico. Tradicionalmente, esse acessório era confeccionado em palha, mas atualmente outros materiais estão sendo usados para isso. Por isso, não estranhe se encontrar por ai um panamá confeccionado 100% de papel e com a mesma qualidade dos originais.

É isso, pessoal. E assim quem usarem seus chapéus na rua e encontrarem outro distinto senhor com o mesmo acessório não custa dar um toque de leve na aba e desejar um bom dia.

Você curtirá também:

Boinas: agarre a sua
Cortes de cabelo masculinos: a tendência para 2013 é a ousadia
Suspensório masculino: um acessório estiloso e democrático

Regatas estilosas: um guia com muitas possibilidades
Gravata borboleta: um ícone de estilo muito fácil de usar
Sapatos com sola coloridas: a cor que se encaixa no seu pé

Anúncios

There are 2 comments

  1. Dia dos namorados: montamos um guia com sugestões de presentes estilosos para ele | Suspensório Masculino

    […] Gorros e boinas Entre os acessórios de cabeça, os gorros e as boinas estão em ascendência. Para esta época do ano, então, eles são ideais. As boinas, recentemente, tiraram o cheiro de mofo e entraram novamente na cena. Já os gorros estão presentes no street style há um tempo e seguem firmes e fortes. Este é um presente diferente e não muito ousado. Com certeza, ele vai curtir. Leia mais aqui e aqui. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s